Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Feminismos é Igualdade

09
Nov18

O que será pior… o Feminismo distorcido ou a falta dele?!


umarmadeira

ARTIGO DE CARINA TEIXEIRA

Feministas-1968

Hoje venho falar-vos de um tema que, após pensar e de trabalhar em torno do mesmo, suscitou-me algumas preocupações relativamente às atitudes e opiniões de certas pessoas – Feminismo. Qual o significado deste conceito? O que nos quer dizer? Uma das definições de feminismo é a busca da compreensão da desigualdade e, também, a busca por uma igualdade de género plena, em que homens e mulheres têm os mesmos direitos e oportunidades equivalentes.

Choca-me, em pleno século XXI, certas opiniões, sobretudo de mulheres, que referem que não precisamos de lutar, de sermos feministas, porque “temos tudo”. Choca-me, ainda, que o feminismo seja vítima de pessoas que se aproveitam dele, para lhe dar uma forma completamente distorcida e distante da realidade. Posto isto, não sei o que será pior, se o feminismo distorcido ou a completa falta dele, principalmente quando certas opiniões/atitudes vêm por parte de mulheres.

Não esqueçamos que foram os movimentos feministas que fizeram campanha e se manifestaram para que, hoje, tivéssemos, entre muitos, o direito ao voto, a ocupar cargos públicos, a um emprego, a ter educação, a ter direitos iguais dentro do casamento, a poder usufruir de uma licença de maternidade, à despenalização do aborto, ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e à procriação medicamente assistida de mulheres solteiras e casais de mulheres.

O feminismo é universal. É um movimento que foi criado para mim, para ti, para todas nós. É um movimento em que nós, mulheres, usufruímos dos resultados ao longo dos anos, porque somos agentes de mudança social.

Posto isto, na minha opinião, o sentimento feminista deveria ser inerente à mulher, num maior ou menor grau. Todas as mulheres deveriam ser feministas. Confude-me o facto de uma mulher, depois de tantas outras terem lutado por todas, dizer que não é feminista. O Feminismo estende-se às necessidades culturais e éticas específicas, como pode não estar inerente a ti?

bannerCarina